Friday, November 17, 2006

ALFA - I

Ele era uma criança. Uma jovem criança das famílias mais ricas de Esparta que, como todos de sua idade, abandonava o regaço de sua mãe e de sua família para participar de suas aulas. A partir de agora, Alceu, deixaria seus brinquedos infantis pelas armas que os guerreiros mais famosos do mundo grego portavam. Ele estava assustado. Fora arrancado de sua infância muito rapidamente. E logo estava ali, jogado em meio a outras crianças.
As crianças caminhavam, haviam se despedido de suas mães em suas casas. Apenas seus pais e seus irmãos mais velhos, alguns tios sem filhos, os acompanhavam. Muitos meninos. A frente seguia um guerreiro que impressionou muito Alceu. Era forte, tinha uma grande cicatriz na sua nuca e no crânio, podia-se ver porque sobre ela não crescia cabelos. Ele lembrou imediatamente da propriedade que seus pais tinham no campo. Uma vez
a floresta em torno da propriedade fora derrubada pelos escravos do seu pai. Ele lembrou que a cicatriz na floresta era igual a que se cravava entre os cabelos do guerreiro. Ele tentou comentar com seu pai que o acompanhava, mas este o repreendeu.
Alceu silenciou. E cravou seus olhos no guerreiro. Nas coxas poderosas que sustentavam um tronco forte e uma pesada armadura de cobre. Ele observou cada detalhe. Como as escamas eram sobrepostas uma sobre a outra. Os detalhes em ouro em forma da pavorosa Medusa que decoravam o peito do soldado. As lâminas que protegiam os flancos. Até vê-lo parar.

Alceu então lançou um olhar em torno de si. Viu um campo aberto. Cercado por cabanas de campanha. E viu pela primeira vez o lugar que seria seu lar durante os próximos sete anos. Ele ergueu os olhos lacrimosos a seu pai. Contudo este não o observava, apenas olhava para um outro grande guerreiro que se aproximava. O guerreiro que chegava bateu a mão pesada no ombro do guia, e procurou alguém na multidão. Alceu acompanhou seu olhar e acabou por encontrar uma troca de olhar carinhosa entre o recém-chegado e seu próprio pai. E finalmente ele ouviu seu pai falar:

- Este é Crates, Alceu. Companheiro do teu pai quando eu participava do Batalhão.

E Crates então falou:

- Sejam bem-vindos jovens espartanos. Sejam bem-vindos jovens e futuro de nossa cidade. Tua família e teus cueiros abandonem agora (neste instante o pai de Alceu largou-lhe a mão, o mesmo acontecia com outros pais, alguns meninos choraram, poucos tentavam demonstrar coragem e davam passos a frente, deixando seus pais para trás) e te unam a cidade que sempre será tua mais graciosa mãe: Esparta!

Todos os outros pais, tios e avós sacaram suas armas e também gritaram “Esparta”, Alceu assustou-se. Assustou-se com o metal se chocando. Assustou-se com o poderoso grito dos homens de Esparta. E olhou a sua volta. Viu outros meninos também assustados. Escondendo-se entre as pernas de seus pais. Viu outros chorando largados no chão. E conforme os pais guardava as armas e deixavam o acampamento, via também meninos tentando detê-los, sendo arrastados, pisoteados e levantando-se com lágrimas e terras no rosto. Nenhum dos garotos conseguiu conter as lágrimas. Mesmo Alceu quando viu seu pai afastar-se, não segurou grossas lágrimas que escorriam por seu rosto. Contudo apenas um menino manteve-se inabalável: Heleno.

imagem daquele garotinho de sete anos, cachos dourados caindo sobre a fronte, trajando apenas um curto peplo e uma sandAlceu ficou muito impressionado com a postura de Heleno. A imagem daquele garotinho de sete anos, cachos dourados caindo sobre a fronte, trajando apenas um curto peplo e uma sandália de couro não saíram durante muito tempo da cabeça de Alceu. E também chamou atenção de Crates, que olhou atentamente para os poderosos olhos azuis de Heleno e em seguida falou as crianças:

- Componham-se espartanos! Sejam dignos de vossos pais!

As crianças ergueram-se e todas vendo Heleno diante de Crates se alinharam a ele. Muitos choravam, mas mesmo assim ergueram-se, contudo um menino deixou-se ficar. Ele ainda gritava por seu pai e era contido pelos adolescentes que estavam presentes. Todos os meninos viraram-se para ele, e apesar de também estarem com os olhos cheios de lágrimas, encheram-se de antipatia por aquele que esperniava. Carregado, foi colocado ao lado de Alceu, e este notou então que o menino mordia o lábio para não chorar. Era magrelo e muito branco, parecia uma menina, e seu rosto estava coberto de terra de tal maneira que apenas seus olhos eram reconhecíveis. Profundos e úmidos olhos negros.

3 comentários:

Anonymous 3:02 PM  

que bom q ESPARTANOS voltou!!!!

Unknown 11:46 PM  

Amigooooooooooo! Que tudo esse post! Adorei! quando rola o próximo?
Beijos!

| D! 3:32 PM  

Que COmeçe o jogo!
|
Blog devidamente linkado! e sera muito bem indicado! para aqueles que apreciam um Com OCnto.. uma Boa escrita, enfim uma òtima história!
|
épica e Muito bem original por assim Dizer.. Reler Espartanos sera um prazer! e saber o Final sera um deleite a mim, ja que não concluiu este porjeto anteriormente né?
|
Enfim.. muito SUcesso COm este novo Blog! beijos!

Direitos Autorais

Os textos aqui postados são protegidos pela Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. A reprodução total ou parcial, não expressamente autorizada pelo autor, sujeita o infrator às penalidades cominadas no artigo 102.

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP