Monday, December 04, 2006

ALFA - VI

Alceu ficou naquela campina deitado de costas. Vendo seus amigos gritando. E soube o que era ser derrotado. Soube como era sentir que havia falhado. E falhado diante de seu professor. E enquanto olhava o céu azul que cobria Esparta, largado naquele chão, ele lembrou do caminho que percorrera até as campinas que eram o limite externo da cidade. Lembrou dos pobres periecos trabalhando a terra em torno da estrada em que o carro de seu pai corria. Lembrou dos escravos que viu separando a cevada para si e para mandar para seus mestres espartanos. Lembrou de ouvir seus cantos de labor. E mais ainda, lembrou das palavras de seu pai enquanto o cocheiro segurava firme os cavalos do carro.

- Alceu, tu irás te tornar um homem, meu filho. Como eu, como teu avô, como teu tio, Artemidoro. Tornar-te-á. Honra-nos. Honra-nos!

Ele ouvia apenas aquilo. Os meninos não diziam nada. Seu gritos eram inaudíveis. Ele ouvia apenas seu pai dizendo que ele devia honrar sua família. Seu sangue.

- Teu avô, que tem teu nome, foi um dos grandes generais de Cleômenes, meu filho. Ele ensinou a mim e a teu tio o valor de ser bravo na batalha. Eu ainda estaria entre os guerreiros se não tivesse chegado a idade de deixar a caserna, teu tio ainda vive lá e eu o invejo. Esta é a vida que todo espartano deve querer para si.

Um suspiro longo e saudoso interrompeu as palavras de Amintas.

- Meu pequeno Alceu, sê forte e obediente. Obedece teu líder de enomotiai. Ou seja este. Obedece aos Irenais que estão acima de tu. Obedece ao teu paidonomos. Obedece aos adultos. Dá-me orgulho, meu filho. És meu único varão. A única chance que teu avô tem de ver sua linhagem entre os guerreiros de Esparta.

As palavras de seu pai ecoavam. E ele apenas viu uma mão estendida para ele. Olhou para o rosto e viu o sorriso aberto e franco de Clício, que por mais que tentasse, não conseguiu odiar aquele menino. Aceitou então sua ajuda, e ergueu-se limpando o pó de sua roupa.

- Todos já foram comer. Vamos?

Alceu acentiu com a cabeça. E Clício continuou a falar. Falou até chegarem à cantina. Cada grupo já estava sentado em sua mesa, Clício e Alceu dirigiram-se a deles. Sentaram-se com a sua sissítia. Uma, entre as duas que havia no seu enomotai. Tinham sido aceitos recentemente, e agora deviam honrá-la. Chamava-se Coruja. A outra Águia. E neste dia tinham muito mais comida que as demais mesas. Tinham há algumas semanas roubado, em uma fazenda não muito distante, queijo e centeio. Eles aprenderam com os Irenais a fazer isso, e também a esconder os restos de alimento entre a palha em que dormiam. Alguns dos meninos inclusive, tinham roubado pelegos de carneiro para forrarem a palha no qual dormiam.

- É mais macio que a palha, e um dia o inverno vai chegar. Repetiam.

Era o que Alceu e Clício também pretendiam fazer, assim que possível. Comeram naquele dia a carne que era servida. A ela juntaram o queijo e o centeio que roubaram. E saíram bem mais satisfeitos das refeições que raramente os faziam felizes. O almoço tornava-se então mais um dos momentos em que as crianças tinham saudade de casa. Lembravam muitos da carne dura que suas mães mastigavam para eles e devolviam-lhes a boca. Agora tinham que roer ossos com pouca carne e dar-se por feliz quando conseguiam roubar algo dos vizinhos do acampamento ou, às vezes, de outra sissítia. A fome era uma companheira comum entre os jovens espartanos.

1 comentários:

Eduardo 10:20 AM  

Mas que ladraozinhos!!! heehhe...

Continue essa otema historia!!!
Abraços

Direitos Autorais

Os textos aqui postados são protegidos pela Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. A reprodução total ou parcial, não expressamente autorizada pelo autor, sujeita o infrator às penalidades cominadas no artigo 102.

    © Blogger template by Emporium Digital 2008

Back to TOP